quarta-feira, 30 de maio de 2012

A teoria de Kohlberg


Hoje viemos publicar no nosso blog a teoria de Kohlberg. Kohlberg ocupa um lugar importantíssimo no campo do desenvolvimento moral graças ao seu caráter inovador.
                Os seus estudos permitiram-lhe chegar a conclusão que há tendências etárias quanto ao uso de tipos de raciocínio moral estando cada um deles subdivididos em dois estádios. Para simplificar esse estudo fizemos este quadro com uma informação sucinta:
Nível
Estádio
Nome
Caraterização
Moralidade Pré-Convencional
1
Orientação para a punição a obediência
Ponto de vista egocêntrico; evita-se infringir regras que acarretem punições; decide-se o que esta certo ou errado com base nas suas consequências.

2
Individualismo e troca instrumental
Orientação egoísta; ação correta é aquela que satisfaz as necessidades do individuo; devem-se fazer coisas aos outros se os outros retribuírem o favor.
Moralidade Convencional
3
Expectativas interpessoais mútuas, relacionamento e conformidade interpessoal
Orientação para a aprovação e para agradar os outros; o objetivo é ser considerado uma “boa pessoa”; preocupa-se com o que os outros pensam e com as suas necessidades; procura cumprir as regras e as normas.

4
Sistema e consciência social, manutenção da lei e da ordem
Obediência as leis e respeito pela autoridade; realização dos deveres não tanto pela punição, mas sim com o objetivo de manter a ordem social; as leis e regras proporcionam estabilidade e coerência.
Moralidade Pós-Convencional
5
Contrato social ou direitos democraticamente aceites
Preocupação para com o bem estar dos outros; admitem que as leis e normas emergem de um consenso e podem ser alteradas; a escolha moral é baseada nos direitos básicos; um maior bem para um maior número.

6
Princípios éticos universais
O comportamento moral é controlado por um ideal interiorizado, independentemente das reações dos outros; são raras as pessoas neste estádio.
Exemplo:
Um professor na aula de educação física pede a um aluno que o ajude a transportar material, o João voluntaria-se, mas sem querer tropeça e bate com o material num grande vidro partindo-o. O Pedro enquanto isto começa a brincar com uma bola sem pedir autorização e sem querer parte também um pequeno vidro de uma janela.
1.       Os dois devem ser punidos?
2.       Quem deveria ser mais punido?
- Uma criança no nível de moralidade pré-convencional diria que os dois devem ser punidos porque fizeram algo errado, e o João deveria ser mais punido porque partiu um vidro maior.
- Uma criança no nível de moralidade convencional diria que apenas o Pedro é que deveria ser punido, pois o João estava a realizar uma boa ação.

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