sexta-feira, 6 de abril de 2012

Psicologia do desenvolvimento

Ciência comportamental que foca os seus interesses na área do conhecimento humano, nos processos que se alteram durante o curso de vida. Procura estudar e compreender os processos do desenvolvimento pré-natal e pós-natal, bem como investigar e estabelecer os princípios e as leis da maturação, ou seja, do desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida até ao estágio terminal desta.

Desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.
Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Existem formas de perceber, compreender e comportar perante o mundo, próprias de cada faixa etária.

A teoria do desenvolvimento de Jean Piaget
        Jean Piaget divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Se, por um lado, há uma continuidade funcional no processo de desenvolvimento cognitivo, e a adaptação é um processo contínuo, por outro lado verificam-se mudanças qualitativas importantes que marcam a sua descontinuidade estrutural. Quando a criança domina a linguagem, ou o adolescente o pensamento hipotético-dedutivo, a sua forma de compreender o mundo e os seus padrões de comportamento modificam-se completamente. 

      A estes novos padrões de comportamento correspondem igualmente as estruturas cognitivas ou esquemas que caracterizam os diferentes estádios de desenvolvimento. A observação de Piaget convenceram-no que a capacidade de pensar e raciocinio das crianças progride através de uma série de estádios distintos, tais como:
  • Estádio Sensorio-Motor (0-18/24 meses)
          - caracteriza-se pela ausencia de linguagem;
          - dos reflexos inatos da imagem mental, anterior à linguagem;
          - coordenação dos meios e fins;
          - permanência do objeto;
          - inversão de novos meios.
  • Estádio pré-operatório (2-7 anos)
          - inteligência representativa
          - egocentrismo/centração
          - pensamento magico/animismo
  • Operações concretas (7-11/12 anos)
          - reversibilidade mental
          - pensamento logico, acçao sobre o real
          - operações mentais, cortar, medir, classificar
          - conservação da matéria sólida/ líquida, peso, volume;
          - conceito de tempo, espaço e velocidade
  • Operações formais (11/12-15/16 anos)
          - pensamento abstrato
          - resolver operações, acçao sobre o possivel
          - raciocinios hipotetico-dedutivos
          - definição de conceitos e valores
         - egocentrismo cognitivo.


Como existe a passagem entre estes estádios?

               Nas suas vivências, as crianças observam a atuação de crianças mais velhas e de adultos que “resolvem” de forma diferente situações que lhes são apresentadas comparativamente a si mesmas. Desta forma a criança procura encurtar a distância que a separa do modo de atuação dessas crianças mais velhas, alterando a sua forma de agir e deste modo aprendendo novas regras. À medida que a criança vai amadurecendo vai imitando cada vez mais esses modelos de ação e por consequência entra no estádio seguinte. Assim podemos concluir que essa mudança de estádios pode ser efetuada socialmente, através da observação de comportamentos de outras pessoas, para além do manipulação de objetos e o fator dominante no desenvolvimento da criança que é a equilibração. Para que a transmissão entre adulto e criança ou entre meio social e criança seja possível, é necessário que esta assimile o que o meio lhe quer transmitir e essa assimilação é acionada pelas leis do desenvolvimento.
De acordo com esta definição de estádios de desenvolvimento, a caracterização de crescimento é principalmente qualitativo do que quantitativo, verificando-se grandes evoluções seguido de períodos de adaptação. Verifica-se nas crianças, um pensamento em cada estádio de desenvolvimento, no entanto pode verificar-se um pensamento ligeiramente diferente porque se trata de uma evolução própria e depende apenas de si.



      

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