O
desenvolvimento é um processo contÃnuo que começa com a vida, isto é, na conceção,
e a acompanha, sendo agente de modificações e aquisições. A sequência do
desenvolvimento no perÃodo pré-natal é fixa e invariável. O crescimento e as
mudanças nele inerentes são ordenados e, na maioria das vezes, ocorrem em
sequências invariáveis. Existem vários tipos de desenvolvimentos na criança,
como por exemplo o desenvolvimento detrÃtico, fÃsico, sensorial e motor. Nesta
publicação escolhemos abordar o desenvolvimento motor da criança.
Existe um aumento no interesse em compreender o recém-nascido bem como as suas habilidades iniciais,visto que se constacta que, as primeiras experiências de vida são muito importantes no
seu desenvolvimento. No desenvolvimento motor observamos as mudanças no
comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central,
como a interacção com o ambiente e os estÃmulos dados durante o desenvolvimento
da criança.
À nascença, o bebé tem todas as áreas corticais formadas, no entanto, isto não significa que o desenvolvimento cerebral esteja concluÃdo. Ao longo do crescimento, observam-se modificações alucinantes do córtex, com a construção de ramificações e contactos entre células.
À nascença, o bebé tem todas as áreas corticais formadas, no entanto, isto não significa que o desenvolvimento cerebral esteja concluÃdo. Ao longo do crescimento, observam-se modificações alucinantes do córtex, com a construção de ramificações e contactos entre células.
Todo
o desenvolvimento da criança começa da cabeça para os pés. Os movimentos da
criança quando nasce são dispersos e descoordenados. Estes movimentos resultam
de reflexos automáticos e involuntários que servem como resposta a estÃmulos do
meio. Os reflexos iniciais vão sendo aperfeiçoados, e o bebé vai conseguindo
praticá-los de forma mais controlada.
O desenvolvimento motor da criança ocorre em 3 tipos de progressões:
a) Progressão
Céfalo-caudal, onde o desenvolvimento avança da cabeça seguindo da cintura escapular, abdominal,
pélvica até aos membros inferiores. Ex.: o perÃodo
neonatal, os bebés controlam primeiro a musculatura da cabeça, pescoço e tronco
e só mais tarde das pernas e dos pés
b) Progressão próximo-distal, o desenvolvimento avança do centro do corpo para as partes externas. Acontece em relação aos processos de crescimento do corpo e nos ganhos de habilidade motoras. Ex.: a criança ganha mais depressa controle no tronco do que nos pés ou mãos.
b) Progressão próximo-distal, o desenvolvimento avança do centro do corpo para as partes externas. Acontece em relação aos processos de crescimento do corpo e nos ganhos de habilidade motoras. Ex.: a criança ganha mais depressa controle no tronco do que nos pés ou mãos.
c) Progressão da acção concentrada para especÃfica.
A capacidade motora do bebé segue um sentido que vai das acções globais para as
especÃficas. Esta regra permite-nos perceber porque não faz sentido pedir que
as crianças façam movimentos precisos.
- Em seguida mostramos um quadro sÃntese de alguns dos movimentos infantis com os respectivos meses em que eles se adquirem:
- A corrida como exemplo da coordenação destes processos
A evolução normal da
corrida constitui um bom exemplo da coordenação destes processos. Como refere
Rigal (1985), «a corrida exige a
coordenação dos movimentos dos braços e das pernas, a intervenção dos músculos
agonistas e antagonistas, assim como uma força suficiente para receber o peso
do corpo sobre uma perna após a impulsão da outra; inclui uma fase aérea
durante a qual não há contacto com o solo. A criança começa a correr por volta
dos dois anos mas apresenta ainda muitas dificuldades para parar de repente ou
mudar de direcção. Depois dos quatro anos, registam-se grandes progressos e um
melhor controlo da entrada em acção, da paragem e das mudanças de direcção, o
que permite a utilização da corrida no jogo.»
Finalmente, quando a criança nasce, é
praticamente só reflexo, mas poucos meses depois, já tem reacções pensadas e
complexas. A divisão do desenvolvimento motor da criança em várias fases é
relativa pois cada criança vai se desenvolver de acordo com os estÃmulos que recebe.
Claro que o desenvolvimento básico como gatinhar ou caminhar vão ocorrer da
mesma forma em todas as crianças, pode é não ser na mesma faixa etária.
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