- A palavra cognição significa aquisição de conhecimento que envolve memória,
raciocÃnio, atenção, perceção e que está relacionado com o meio em que vivemos.
- Um fator importante para o
processo de cognição é a aprendizagem.
Foram então criadas várias teorias onde a aprendizagem através de diferentes
estratégias se encarrega dos processos cognitivos:
a) Assimilação: é
o processo que consiste em incluir, ou seja, em assimilar novas informações nos
esquemas já existentes (explica o crescimento).
b) Acomodação: é o
processo adaptativo onde se modifica os esquemas já existentes a novas
situações, ou seja, alteram-se os esquemas de maneira a assimilar novas
informações (explica o desenvolvimento).
c) Equilibração: é o ponto
de equilÃbrio entre a assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivÃduo
ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais
complexo.
- Para Jean Piaget, o
conhecimento é construÃdo através da interação do sujeito com o meio, de forma
progressiva ao longo do tempo e obedece a estádios
hierárquicos (que são etapas pelas quais passa o desenvolvimento
intelectual da criança):
- Estádio sensório-motor (de 0 a 2 anos): a criança desenvolve esquemas de ações sobre os objetos que lhe permitem a construção de um conhecimento fÃsico da realidade. Nesta fase é provável ela fazer imitações e o contacto com o mundo é feito através da figura materna.
- Estádio pré-operatório (de 2 a 6/7 anos): inicia a construção da relação causa e efeito. É chamada a idade dos “porquês”, ocorre a crise da oposição, da consciência e da hipertrofia do ego. As tentativas de controlo das pautas emocionais são caraterÃsticas marcantes.
- Estádio das operações concretas (6/7 a 12 anos): a criança começa a construir conceitos através de estruturas lógicas, não fazendo ainda abstrações. Participa socialmente no grupo escolar e infantil e vai descobrindo a sua estabilidade emocional.
- PerÃodo das operações intelectuais abstratas (dos 12 anos em diante): o adolescente constrói o pensamento abstrato e conceitual sendo capaz de pensar cientificamente. A necessidade da turma e do grupo para a afirmação social é uma constante e existe uma procura da personalidade adulta.
Conclusão: Na conceção piagetiana a transição de um estádio a outro está dependente da superação do
estádio anterior. Esta teoria diz-nos que é importante reconhecer que quer na
escola quer no seio da famÃlia deve-se promover e incentivar a descoberta e a
construção do conhecimento estimulando a
criança. O desenvolvimento cognitivo da criança para ser pleno necessita de
acompanhar os aspetos afetivos,sociais e psicomotores.
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